A pesquisa representa um interminável processo de acúmulo sistemático do conhecimento humano. É fascinante perceber a pequeneza do saber individual enquanto é imenso o conhecimento da humanidade. A busca interminável de novas descobertas, o questionamento constante e sistemático da realidade existente e as contradições de concepções refletem a eterna procura do homem pela verdade do universo que o cerca. O desejo de encontrar respostas cada vez mais consistentes leva o homem ao questionamento constante da verdade vigente, desencadeando um processo de reflexão e observação dessa realidade, induzindo a busca por explicações calcadas sob uma nova perspectiva: a razão. É nesse terreno fértil do surgimento de novas ideias e perspectivas que o pensamento filosófico vai sendo | construído, com o intuito de aprofundar os fundamentos racionais ao encontrar respostas e produzir novas perguntas.
Para a ciência e para a filosofia, o pensamento tem que ser rigoroso, um suporte lógico e teórico que fundamente a realidade das suas afirmações com o inexorável compromisso com a verdade. No entanto, não convém afirmar que existe apenas a verdade científica, pois, de acordo a visão ou interpretação da realidade, material ou imaterial, a verdade advém de uma determinada área da cultura da humanidade. Além da ciência, as áreas da cultura são a filosofia, a arte, a teologia e o senso comum. Na pesquisa das ciências sociais e humanas, na sua marcha do conhecido para o desconhecido, existe uma relação intensa entre sujeito e objeto. Nessa relação, o pesquisador assume o papel de | autor do texto científico. No entanto, não é um papel com características comuns. Possui propriedades complexas e peculiares, específicas da produção científica.
O discurso científico possui uma estrutura global fundamentada em convenções instituídas pela comunidade acadêmica no decorrer dos anos, com características que conservam alguns atributos específicos até a atualidade. Tais atributos estão configurados na impessoalidade, objetividade, clareza e coerência. A relevância social e científica da pesquisa está ligada ao pressuposto do caráter e do contexto social da produção do conhecimento, que por sua vez fica assegurado na necessidade de sua comunicação. Ao pesquisador não basta unicamente o conhecimento científico adquirido, é necessário a visão de algo relevantemente novo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário