quinta-feira, 26 de abril de 2012

Má notícia para os bebês: Nestlé adquire Pfizer Nutrition em movimento estratégico para melhorar sua posição na nutrição infantil mundial


Comunicado de imprensa 23 de abril de 2012


A Nestlé ganhou uma batalha feroz com a Danone para adquirir o negócio da Pfizer Nutrition, incluindo marcas como a S-26, a SMA e Promil de substitutos do leite materno. A Nestlé é uma das quatro empresas mais boicotadas do planeta e a mais boicotada no Reino Unido - onde agora entra no mercado de massa das fórmulas - de acordo com um levantamento feito por GMI Poll. Em 19 de abril, na reunião de acionistas da Companhia, o presidente da Nestlé Peter Brabeck-Letmathe rejeitou um pedido da Baby Milk Action de tornar as práticas de comercialização de alimentos infantis em conformidade com os padrões mínimos da Assembleia Mundial da Saúde. Ele afirmou que não era a Baby Milk Action que devia lhe dizer o que fazer. Preocupações levantadas por Baby Milk Action incluem direcionamento da Nestlé para trabalhadores de saúde e pais. O Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno proíbe as empresas de buscar contato direto ou indireto com as mulheres grávidas e pais de lactentes e crianças pequenas.

No seu comunicado de imprensa anunciando a compra da Pfizer, o Sr. Brabeck diz: "As duas entidades em conjunto nos permitirão aprofundar nosso compromisso com os consumidores, oferecendo-lhes uma maior escolha de alimentos nutritivos para garantir que seus filhos tenham um começo saudável para uma vida saudável." Sobre a Pfizer Nutrition a Nestlé diz: "85% de suas vendas estão nos mercados emergentes".

Em condições precárias, o aleitamento materno salva vidas. Segundo o UNICEF 1,5 milhões de bebês morrem no mundo todos os anos porque não são amamentadas.


Mike Brady, coordenador das campanhas da Baby Milk Action, disse:
"Na semana passada o Sr. Brabeck rejeitou o nosso apelo para a Nestlé trazer suas políticas e práticas em consonância com as medidas da Assembléia Mundial da Saúde. O anúncio de hoje mostra exatamente como a empresa prejudica o aleitamento materno, sugerindo que as mães precisam dos produtos Nestlé para "garantir que seus filhos tenham um começo saudável para uma vida saudável ". Crianças alimentadas com fórmula são mais propensas a ficar doentes do que as crianças amamentadas e, em condições de pobreza, têm mais probabilidades de morrer. Por isso a amamentação é o verdadeiro início saudável."


Ver comunicado Baby Milk Action de imprensa: Nestlé Presidente rejeita propostas dos coordenadores de boicote a empresa AGM em:
http://info.babymilkaction.org/pressrelease/pressrelease19apr12


Para mais informações ligue: Patti Rundall 07786 523493 ou Mike Brady: 07986736179

Nenhum comentário:

Postar um comentário